A Gestão de Ativos é um “filme” onde o gerenciamento é permanente, um inventário básico é uma “fotografia” onde mostra a posição estática dos ativos.
O Easy Inventory vai além de um simples inventário, pois tira essa “foto”, mas como tem uma atuação permanente acaba gerando um “filme” de todo o parque tecnológico, controlando no detalhe todos os equipamentos de TI, sendo assim uma ferramenta estratégica para um controle efetivo do parque instalado.
No mercado existem diversas ferramentas de altíssimo nível, porém além de complexas e terem alto custo, exigem profissionais especialistas que também terão um custo elevado. Sendo assim somente as grandes empresas tem capital para ter um controle efetivo de seu parque tecnológico, e mesmo assim tem dificuldades de manter esse controle pela sofisticação das ferramentas utilizadas.
Existem muitas soluções “Free” no mercado, porém não são tão fáceis de serem implementadas e mais uma vez será necessário investir em infraestrutura (Servidor e todo seu “em torno” como Nobreak, rotinas de Backup, etc…) e também em profissionais especializados, que no Brasil, no regime CLT tem um alto custo, mesmo que tenham salários não tão altos.